A sociedade, na totalidade, está cada vez mais dependente das tecnologias e o agronegócio não fica de fora disso. Afinal, todos os dias surgem novas necessidades no campo e para isso é necessário capital para aprimorar todo o processo produtivo e trazer competitividade e agilidade a todos os envolvidos. 

Portanto, elas vão desde a criação de novos sistemas, o uso de softwares que auxiliam no gerenciamento e até plataformas de compra e venda. Tudo com o objetivo de aumentar a eficiência e dar autonomia ao produtor rural.

Mas quais são as tecnologias que estão impactando o agronegócio e qual a importância de aderir a elas? No artigo a seguir nós esclarecemos essas dúvidas para você. Confira!

As 5 tecnologias mais importantes para o agronegócio

Novas tecnologias surgem, e são aprimoradas, diariamente. Como o setor do agronegócio está se adaptando para se adequar aos novos métodos e necessidades cada vez maiores de produção de alimentos, já era esperado que houvesse um aumento do investimento nesse campo. 

Com isso, o produtor pode, atualmente, ter acesso a diversas inovações que ajudam a melhorar toda a cadeia produtiva. Além disso, o uso da tecnologia também reduz e muito os custos com o trabalho no campo. Confira a seguir as 5 que estão sendo mais utilizadas!

1. Biotecnologia 

No topo da lista das principais novas tecnologias para o agronegócio, a biotecnologia concentra 23% de todos os investimentos feitos atualmente no ramo da agrotech, de acordo com o relatório de 2021 da AgFunder Farm Tech. 

Esse tipo de tecnologia utiliza de técnicas, como seleção artificial e melhoramento genético, para aumentar a produção de alimentos. Graças a isso é possível conseguir plantas que produzem mais por colheita, sejam mais resistentes às pragas, às mudanças climáticas e até a alguns tipos de pesticidas. 

Além do mais, o uso da biotecnologia no agronegócio ajuda a aumentar a competitividade no próprio mercado. Isso, no que lhe concerne, estimula ainda mais os investimentos na área e, consequentemente, o surgimento de novas técnicas cada vez mais eficazes. 

2. Softwares de gerenciamento 

Os softwares de gerenciamento são outro tipo de tecnologia que veio para ficar e irá revolucionar o agronegócio. Eles utilizam os dados coletados sobre o local produtor para fazer a gestão de todas as etapas de produção, de maneira rápida e de um só lugar. 

Entre as coisas que é possível controlar com um software, ou até mesmo aplicativo, estão: o patrimônio, o que inclui todo o maquinário; as operações agrícolas, tais como plantio e colheita; a incidência de pragas e até mesmo toda a parte financeira. 

3. Marketplaces 

Os marketplaces são, basicamente, locais que reúnem diversas lojas online, facilitando o acesso do produtor aos insumos que ele precisa adquirir. Essa facilidade fez com que esse tipo de tecnologia voltado para o agronegócio concentrasse 16% dos investimentos recentes.

Esse tipo de tecnologia costuma oferecer várias opções de compra e de forma direta com o produtor. Desse modo, ajuda a reduzir os custos dos investimentos e ainda acelera todo o processo.

4. Novos sistemas de produção

O aumento da produção de alimentos tornou ainda mais necessária a adesão a novos sistemas voltados para esse fim, como agricultura vertical e na água. Isso, especialmente, porque nem todas as regiões possuem uma disponibilidade de terras cultiváveis suficientes para suprir esse crescimento. 

Essa tecnologia traz outro benefício além de promover um aumento da produção, que é o de torná-la mais sustentável, visto que com ela é possível ter um maior controle do uso dos recursos, como água. 

5. Plataformas de venda direta

Por último, na lista das 5 principais novas tecnologias para revolucionar o agronegócio, está a adesão crescente dos produtores às chamadas plataformas de venda direta. 

Elas são sites ou aplicativos onde é possível se conectar diretamente com o consumidor final. Neles, os produtores podem anunciar a sua produção, fazer a venda e entregá-la. 

O resultado é, não apenas o aumento dos lucros, mas também a diminuição das perdas e a possibilidade de acompanhar como anda o mercado e assim encontrar novas oportunidades de investimento. 

Por que é importante investir em novas tecnologias para o agronegócio?

Como já mencionamos anteriormente, há cada vez mais a necessidade de aumentar a produção de alimentos em todo o mundo. Afinal, em 2020 a população mundial chegou aos 7,8 bilhões e estima-se que alcançará a marca dos 11 bilhões até 2100. 

Isso, por si só, torna cada vez mais importante a criação e adesão de novas tecnologias voltadas especificamente para o agronegócio, visto que é preciso não apenas produzir em maior quantidade, como também produzir de maneira mais eficiente, com rapidez e em qualquer lugar. 

Se engana quem pensa que isso é aplicável em grandes propriedades rurais, viu? O pequeno produtor também pode ser muito beneficiado com isso, especialmente quando se pensa que a tecnologia promove uma redução dos custos e, consequentemente, o aumento dos lucros. 

Inclusive, em 2013, 67% dos agronegócios brasileiros já utilizavam algum tipo de tecnologia, de acordo com um levantamento feito pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP). 

Com a criação de novas e o aprimoramento das já existentes, ocorre um barateamento dos custos de investimento, o que torna o acesso às novas tecnologias cada vez mais democrático. 

Como a tecnologia pode aprimorar a concessão de crédito rural?

Quem é produtor entende bem a necessidade do crédito rural, sendo basicamente um tipo de financeiro para ele conseguir fazer os investimentos necessários no seu negócio, como infraestrutura, máquinas, animais e, é claro, investir em novas tecnologias. 

Mas você pode estar se perguntando, “como investir em novas tecnologias para o agronegócio pode aprimorar a concessão desse crédito?” Bem, em primeiro lugar, a concessão de crédito é feita mediante a espera do retorno financeiro para ambos os envolvidos. Nesse caso, as novas tecnologias atuam garantindo a eficácia da produção e, com isso, a segurança sob o retorno do investimento. 

Conte com a Akkwa 

Somos uma Agfintech, que promove o desenvolvimento do agronegócio brasileiro através de experiência digital de acesso ao crédito.

  • Simplificamos: Conectamos o agronegócio ao mercado de capitais.
  • Tecnologia: Entregamos uma experiência digital que traz mais segurança e transparência.
  • Mais Crédito: Acesso à novas fontes de financiamento para: produtores, revendas e indústrias.

Agora é com você. Não perca nem mais um segundo, fale com um Especialista da Akkwa e tire todas as suas dúvidas. Temos um blog especializado confira também o nosso artigo completo Tecnologia na concessão de Crédito Rural.