Foto: Freepik

Tempo de leitura: 3 minutos

O crédito é motor do agronegócio. É ele que possibilita a produção e movimenta a engrenagem que faz o segmento evoluir. Mas toda operação de crédito envolve riscos, e esse é o fator que encarece a venda e cria obstáculos para o desenvolvimento de novos negócios. Mitigar os riscos significa, então, ampliar possibilidades. Mas você conhece maneiras práticas de fazer isso? Listamos, em seguida, as principais iniciativas que você pode adotar, desde já, para tornar mais segura a sua concessão de crédito. 

  1. Melhore seu processo de análise de crédito

Fazer um diagnóstico correto do perfil de crédito do seu potencial cliente é fundamental. Mas para mensurar corretamente a situação de caixa (liquidez) do produtor rural, por exemplo, é fundamental levar em consideração o tipo de cultura, e sua característica pode variar muito dependendo da região do país onde está localizada a produção. É necessário, ainda, considerar fatores como a possibilidade da quitação de dívidas de curto prazo, o endividamento adquirido em safras anteriores e possíveis endividamentos de longo prazo, que geralmente estão associados a investimentos.

  1. Atenção à formalização de seus títulos de crédito

Existem atualmente diversas possibilidades de títulos de crédito, e é importante saber o mais adequado para a sua negociação, algo que você pode verificar pela natureza do negócio e também pelas possibilidades de pagamento e perfil do credor. Tantas alternativas, por um lado, diversificam e aumentam as chances de encontrar uma solução sob medida para seu potencial comprador, mas por outro aumentam a complexidade de todo o processo de formalização. Cada título de crédito tem suas especificidades e exigências, e estar atento a todas elas é, também, uma maneira de mitigar riscos. 

  1. Reduza a possibilidade de falha humana

Esse é um fator que está intimamente relacionado ao anterior. Além da parte burocrática da formalização do título de crédito poder impactar em possíveis erros dos seus condutores, falhas também podem acontecer no acompanhamento e monitoramento de todo o processo. Quanto maior o volume de documentos, maior a chance de que eles se extraviem, que prazos se percam e que cláusulas de acordo sejam quebradas. Ou seja, processos repetitivos e volumosos da cadeia de crédito acabam gerando falha humana, impactando assim o resultado das operações do negócio.

  1. Monitore a produção e fique atento às garantias

Existem diversos recursos que possibilitam o acompanhamento da produção. Muitos credores acabam não lançando mão deles por acreditarem ser inacessíveis ou mesmo por falta de tempo. Seja de maneira tecnológica, com o uso de satélites ou drones, por exemplo, ou com a visita regular às propriedades, realizar o monitoramento periódico é uma excelente maneira de mitigar riscos.

  1. Tenha todos os seus processos digitalizados

Esse item se relaciona com todos os demais. Se você tem seus processos digitalizados e sempre acessíveis, se conta com a tecnologia para auxiliar na análise de crédito, formalização dos títulos e monitoramento das garantias, o erro humano diante tanto volume operacional é reduzido e, consequentemente, os riscos são consideravelmente mitigados. 

O que você acha de contar com uma empresa que pode te auxiliar em tudo isso? Venha para a Akkwa! Agende já uma conversa com nossos consultores.