Quem trabalha no agronegócio sabe como é indispensável obter recursos necessários para garantir o custeio da produção. Por isso, nessa semana vamos descomplicar os Títulos de Crédito do Agronegócio. Confira!

Sistema Privado de Financiamento

A cadeia do agronegócio encontrou no setor privado uma alternativa de financiamento. Os seus títulos possuem sempre o mesmo aspecto: são sempre títulos de créditos nominativos de livre negociação e representam uma promessa de pagamento em dinheiro.

Títulos do Agronegócio

Os Títulos do agronegócio possibilitam a captação de recursos no mercado de capitais no âmbito privado.

Cédula de Produto Rural (CPR): 

Inaugurou a sistemática de financiamento privado para fomentar o agronegócio. A CPR trata-se de título de crédito que foi criado como promessa de entrega de produtos rurais e subprodutos ligados diretamente à fase de produção emitidos pelos produtores rurais. 

Cédula de Produto Rural Financeira ( CPR-F):

A CPR-F é um tipo de CPR com a possibilidade de liquidação financeira, ou seja, o emitente poderá pagar em dinheiro o valor previsto. 

Certificado de Depósito Agropecuário (CDA) e Warrant Agropecuário (WA):

Esses títulos vieram para expandir o sistema de financiamento. O CDA é uma categoria de título de crédito de promessa de entrega de produtos agropecuários, seus derivados, subprodutos e resíduos de valor econômico. 

O WA, no que lhe concerne, é um título de crédito que confere direito de penhor sobre a mercadoria descrita no CDA.

Esses títulos são emitidos pelos depositários (depósitos de armazenamento). 

Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA):

Trata-se de um título de crédito nominativo, com livre negociação, representativo de promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial. 

Esses títulos são emitidos por cooperativas de produtores rurais e outras pessoas jurídicas que possuam alguma atividade ligada diretamente à produção agropecuária.

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA):

Trata-se de um título de crédito com emissão exclusiva de instituições financeiras, representa promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial.

Esses títulos são emitidos por instituições financeiras públicas e privadas. 

Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA):

Trata-se de um título de crédito nominativo de emissão exclusiva das Companhias Securitizadoras de Direitos Creditórios do Agronegócio.

EVOLUÇÃO DOS TÍTULOS DO AGRONEGÓCIO

Somos uma Agfintech, Tudo isso por meio de uma experiência simples e digital, ou seja, facilitar a aceleração de caixa para a cadeia de insumos do agronegócio.

Siga a Akkwa nas redes sociais! Acompanhe os nossos conteúdos.