A antecipação de recebíveis é uma prática cada vez mais adotada por empreendedores de diversos segmentos. Como o próprio nome sugere, esse mecanismo antecipa o recebimento de pagamentos programados para acontecer futuramente. Prazos de pagamento mais longos são comuns quando se negocia com grandes empresas, especialmente.

No entanto, o recebimento tardio pode gerar descompassos com a necessidade mais imediata de recursos. Ou seja, até que o pagamento seja efetuado pode ser que o empresário necessite pagar contas ou mesmo resolver alguma situação emergencial. Nesse sentido, é grande o risco de não ter em caixa o valor necessário.

Por isso, a antecipação de recebíveis permite uma melhor gestão do fluxo de caixa e mais liquidez. Além disso, custa menos do que recorrer a empréstimos ou ao cheque especial, por exemplo.

O pedido pode ser feito aos bancos, mas o processo é inviável para a maioria dos empresários. Isso porque, além de mais burocráticas, as instituições financeiras tradicionais ainda enfrentam dificuldades para avaliar o risco e a segurança da operação.

Contudo, as fintechs têm realizado a intermediação entre o empresário e o mercado de capitais de forma simples, on-line e rápida.

O agronegócio também vem recorrendo a essa ferramenta e pode se beneficiar muito dela. Se você atua no setor, saiba como conseguir a antecipação de recebíveis para seu negócio.

O que é a antecipação de recebíveis no agro?

No agronegócio, para que o produtor consiga adquirir os insumos necessários, é comum recorrer à operação de barter. Ela permite que se compre a prazo e o pagamento seja feito com parte da produção agrícola, após a colheita.

Entretanto, a operação é arriscada para as distribuidoras de insumos. Mesmo com o título de crédito em mãos (CPR ou duplicata), no qual o produtor se compromete a saldar a dívida, sua safra pode ser afetada por eventos climáticos, por exemplo. Nesse caso, a distribuidora ficará no prejuízo.

Além disso, outras questões tornam o negócio mais inseguro. Pendências jurídicas com a propriedade do produtor e incerteza quanto à média de produção declarada são algumas delas.

Para minimizar esses riscos a antecipação de recebíveis tem se popularizado no agro. Isso porque quando a transação é intermediada por fintechs ou agfintechs as informações e documentos são analisados com auxílio tecnológico.

Como funciona 

Na antecipação de recebíveis, os distribuidores entregam as CPRs ou duplicatas a uma instituição financeira ou agfintech, como a Akwwa, para que os dados sejam checados. 

Ao contrário das instituições tradicionais, dispomos de tecnologias para mensurar o risco da operação com eficiência, segurança e rapidez. Fazemos toda a análise de crédito, formalização digital, gestão e monitoramento de títulos.

Em seguida, negociamos o título de crédito com o mercado de capitais. O investidor que comprar a CPR ou duplicata é quem fará o pagamento ao distribuidor, assumindo todos os riscos envolvidos. Assim, caso o produtor não consiga pagar a dívida, o distribuidor não sofrerá nenhum prejuízo.

Desse modo, o pagamento de salários, de fornecedores, bem como de outras contas, pode ser realizado sem atrasos ou interrupção da operação.

Vantagens para a cadeia produtiva do agro

Ao recorrer à antecipação de recebíveis toda a cadeia do agro sai ganhando. Veja por quê:

  • O distribuidor não tem prejuízo, já que o investidor é quem assume a operação. Caso o pagamento não seja efetuado, ele deverá cobrar diretamente do produtor;
  • O distribuidor não precisa esperar pela colheita para receber.  Ou seja, pode fazer caixa no início da safra;
  • Mais liquidez e previsibilidade de caixa;
  • Transação mais rápida e barata que um empréstimo;
  • Uma boa alternativa para formar capital para o caixa;
  • O distribuidor não contrai dívida, apenas antecipa o recebimento de recursos que já são da empresa; 
  • Com mais dinheiro disponível os distribuidores podem investir na compra de insumos, acessar diferentes fornecedores e negociar melhores descontos;
  • O produtor rural, por outro lado, tem a concessão de crédito facilitada;
  • Nessa transação o produtor não precisa dar garantias patrimoniais, pois a própria CPR ou duplicata dá o lastro fiscal necessário;
  • Por fim, os investidores têm na antecipação de recebíveis uma opção com alto rendimento e pouca variação cambial.

Diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo

A antecipação de recebíveis não é como um empréstimo, em que há retirada de dinheiro para pagar um banco. Nesse tipo de transação a empresa apenas antecipa o pagamento de recursos próprios, porém alocados em um caixa futuro.

Em outras palavras, a empresa troca recebíveis futuros por dinheiro, gerando liquidez. Sem contar que as taxas são muito mais baixas que as de um empréstimo.

A Akkwa conecta o agro ao mercado de capitais. Nosso processo de antecipação de recebíveis é sem burocracia e totalmente digital. Além disso, os custos são acessíveis e o atendimento é personalizado.

Quer conectar seu negócio agro ao mercado de capitais e aumentar suas vendas ou receita? Fale com a gente!