Há algum tempo os avanços tecnológicos vêm garantindo mais eficiência e sustentabilidade ao agronegócio. Para se manter competitivo, no entanto, esse setor da economia precisa continuar se modernizando por meio de investimento financeiro. É nesse cenário houve o surgimento das Agfintech. Confira a seguir tudo sobre o tema.

O que é Agfintech?

Trata-se de um mercado em franco crescimento, que nasceu com a proposta de gerar competitividade no crédito privado no agronegócio. As grandes vantagens desse segmento são promover concorrência, trazer eficiência e desburocratizar o acesso ao crédito. 

O impacto no Agronegócio

O agronegócio é um dos setores de maior peso para a economia nacional. De acordo com projeção do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a participação do agronegócio no PIB de 2021 deve ser de mais de 30%.

Segundo um estudo desenvolvido pela consultoria McKinsey em parceria com o Insper, “em 2020, o agricultor brasileiro foi, em média, o profissional que mais utilizou os meios digitais em suas atividades”. E isso só tende a aumentar.

O movimento das Agfintechs no Brasil

O segmento das Agfintechs surge com soluções financeiras inovadoras no segmento agro. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o setor foi responsável por 48% das exportações brasileiras em 2020. 

O crescimento do agronegócio foi motivado principalmente por:

  •  Melhoraria no acesso ao crédito;
  •  Melhoraria na eficiência financeira;
  • Redução de riscos na contratação de produtos financeiros;
  • Digitalização do campo;
  •  Necessidade de crédito para investimentos rural. 

A Akkwa

Quem trabalha no agronegócio sabe como é indispensável obter recursos necessários para garantir o custeio da produção. A Akkwa acredita no potencial do agronegócio brasileiro e quer fazer a diferença!

Somos uma Agfintech que promove o desenvolvimento do agronegócio nacional por meio da experiência digital de acesso crédito. Nosso propósito é conectar os agentes desse ecossistema para desburocratizar e diminuir o custo do crédito e facilitar o acesso.

Tudo isso por meio de uma experiência simples e digital, possibilitando a aceleração de caixa para a cadeia de insumos do agronegócio.